Relatório Escola da ponte
A escola da ponte é uma instituição pública de ensino que fica localizada em Portugal, é dirigida pelo educador, especialista em música, em leitura e escrita, José Pacheco.
Na escola da Ponte todos trabalham juntos. Os alunos não são divididos em classes nem em anos de escolaridade. Os portadores de necessidades especiais dividem espaço com os outros alunos.
A instituição surgiu na década de 1970. Com o objetivo de fazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais dos alunos.
Os alunos formam grupos heterogêneos não estando classificados, agrupados ou distribuídos por turmas.
Não há salas de aulas, mas sim, um espaço de trabalho, onde não existem lugares fixos, não há professor para uma turma só, ou de um grupo. Todos os alunos trabalham com todos orientadores educativos.
As crianças podem escolher o que querem estudar e com quem, para isso eles pedem ajuda de um professor, deixando claro o que querem saber, ou já sabem ou o que já aprenderam. O professor só tem a responsabilidade de orientar a pesquisa, que pode ser feita em livros e na internet.
Existe também uma caixinha de segredos, onde os alunos deixam recados, pedidos de ajuda, dentre outros, esta é uma forma de resolver questões que são relacionadas e discutidas na disciplina. Sempre que um aluno se sente preparado para ser avaliado, solicita a avaliação escrevendo o seu nome numa lista. Só então esta avaliação se processa, no dia seguinte. Caso o professor considere que o aluno não estava preparado, orienta-o no sentido de procurar mais informação e corrigir os seus erros. Quando termina este trabalho, o aluno solicita nova avaliação.
Existe um professor que acompanha de perto um pequeno grupo de alunos, com os quais monitoriza o trabalho individualmente, faz reuniões sistemáticas uma vez por semana e mantém um contato direto com os encarregados da educação.No início de cada ano, são eleitos os representantes dos