Servidores
O termo servidor é amplamente aplicado aos computadores completos, apesar de que um servidor possa equivaler a um software ou as partes de um sistema, ou até mesmo a uma máquina, basicamente ele é um computador mais potente do que o seu desktop comum. Tem como função disponibilizar serviços (HTTP, FTP, DNS, bancos de dados, máquinas virtuais, etc.), fornecer produtos de software e dados a outros computadores simultaneamente se estiverem conectados a ele por uma rede. Esses serviços podem ser da natureza diversa, por exemplo, arquivos e correio eletrônico entre outros.
O servidor possui a finalidade de centralizar e gerenciar as informações assim como os recursos tecnológicos de uma empresa. Eles foram desenvolvidos para lidar com cargas de trabalho mais pesadas e com mais aplicativos, aproveitando a vantagem de um hardware específico para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de inatividade.
Servidores dedicados, que possuem uma alta requisição de dados por parte dos clientes e que atuam em aplicações críticas utilizam hardware específico para servidores. Já os que não possuem estas funções podem utilizar hardware de um computador comum.
1. O que é um servidor
Servidor, o nome em si refere-se a qualquer número de dispositivos e aplicações. Ele pode ser um aplicativo ou um hardware. A diferença entre eles é que um computador normalmente será utilizado para coordenar as atividades de uma rede de computadores, enquanto uma aplicação de software gerencia o acesso do usuário a determinadas áreas da rede de um sistema. De uma forma geral, qualquer PC pode ser usado como um servidor, basta instalar os softwares apropriados. Para tarefas leves, até mesmo máquinas antigas podem prestar bons serviços. Existem vários tipos de servidores, como servidores web, servidores de arquivos, servidores de impressão, etc., sendo que uma única máquina pode rodar simultaneamente vários serviços, dependendo apenas dos recursos de hardware e da