Teoria geral da politica de roberto bobbio
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DISCENTE: Fernanda Reis da Rosa
DOCENTE: Prof. Dra. Regina Laisner
DISCIPLINA: Teoria Política
CURSO: Relações Internacionais – 2º ano (noturno)
BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: A Filosofia Política e as Lições dos Clássicos. Rio de Janeiro. Ed. Campus, 2000. Cap. 5
Um dos grandes pensadores do século 20, Norberto Bobbio, formado em filosofia e em direito, foi professor universitário e jornalista e um apaixonado pela teoria política e pelos direitos individuais.
Norberto Bobbio começa seu texto dizendo que é antiga na história a disputa na qual se opõe democracia e liberalismo, em questão dos conceitos de liberdade e igualdade. No século XX era comum a chamada democratização de regimes liberais, porém o mais novo e muito importante problema é liberalização de regimes democráticos. Contudo, alguns contestam que esse seja o problema e o autor escolhe três caminhos para esta contestação.
Primeiramente que para ele a concepção e a instituição liberal já tiveram sua época e assim perderam sua função histórica; segundo que os regimes surgidos após a revolução de 1917 foram inspirados em conceitos mais amplos e modernos de liberdade do que o liberal e o terceiro caminho é que a liberdade é um valor, não realizado nos regimes de democracia progressiva. Segundo o filosofo italiano Della Volpe, a liberdade civil é nada mais que a liberdade de apenas uma classe, a liberdade da burguesia.
Bobbio se propõe a examinar três argumentos que para ele têm grande peso, pois resumem a polemica marxista contra o liberalismo. Em primeiro lugar, a liberdade civil tão reivindicada pelos valores liberais não são universais, mas de classe. É necessário pensar se as instituições livres são benéficas ou uma desgraça para o homem. A doutrina do Estado liberal apresenta-se como a defesa do Estado limitado, ou seja, o Estado no qual o poder é limitado ou por leis divinas e