metodologia de pesquisa
PESQUISADOR: ANTONIO CARLOS GOMES FERREIRA1
TEMA: “A RELAÇÃO ENTRE O ESTADO E AS CLASSES DOMINANTES”
1. OBJETO
Uma breve análise sobre o ente político “Estado”, sua gênese e evolução em consonância com as compreensões sociais e políticas do mundo ocidental.
1.1. TEMA:
“A relação entre o Estado e as classes dominantes”
1.2. DELIMITAÇÃO
Delimitaremos o Estado a partir da noção de Estado Moderno, com o fim do feudalismo e o surgimento De uma autoridade política dentro de um território definido na Europa Ocidental, seu gradual desenvolvimento institucional que culmina com a ascensão do absolutismo e do capitalismo até a ideia de Estado Democrático de Direito, período compreendido entre os séc. XV e XX.
1.3. PROBLEMA
Houve um projeto sustentável em algum instante do processo de formação destes Estados? Então é, o Estado, fruto de um “pacto/consenso social” ou o instrumento pelo qual a classe dominante exerce o seu domínio sobre o todo social?
1.4. HIPÓTESE
Fazendo um breve escorço histórico sobre a formação do Estado, tal qual o concebemos hoje, desde os primórdios de sua gênese no século XV, com o Estado Moderno, passando pelo absolutismos, pelo liberalismo, até o estado Democrático de Direito, acreditamos que este ente sempre esteve a serviço da classe dominante como projeto de estrutura de dominação.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetos Gerais
Buscaremos responder a pergunta proposta no item “1.3.”; qual seja: se houve um projeto sustentável em algum período no processo de formação do Estado? Então o Estado é o fruto de um “pacto/consenso social” ou o instrumento pelo qual a classe dominante exerce o seu domínio sobre o todo social?
2.1. Objetivos específicos
Para tanto, faremos breve introdução e abordaremos o Estado pelo Estado Moderno, passando pelo absolutismo e o liberalismo até chegarmos no Estado Democrático de Direito, buscando sempre a observação política e