pop glicose
INDICAÇÃO MÉDICA DO EXAME
A determinação da glicose em amostras de sangue é útil na avaliação do metabolismo de carboidratos. Sua determinação em líquidos biológicos auxilia na distinção entre processos inflamatórios e infecciosos.
PRINCÍPIO
A glicose oxidase catalisa a oxidação da Glicose de acordo com a seguinte reação: Glicose + O2 + H2O Ácido Glucônico + H2O2
O peróxido de hidrogênio formado reage com 4-aminoantipirina e fenol, sob ação catalisadora da peroxidase, através de uma reação oxidativa de acoplamento, formando uma antipirilquinonimina vermelha cuja intensidade de cor é proporcional à concentração da glicose na amostra. 2H2O2 + 4-Aminoantipirina + fenol Antipirilquinonimina + 4H2O
AMOSTRA
Preparo do paciente
Glicemia de jejum: recomenda-se jejum mínimo de 8 horas.
Tipos de amostra
Usar plasma ou soro. Realizar a colheita do sangue utilizando um anticoagulante contendo um inibidor da glicólise. O uso do anticoagulante Glistab (Labtest cat. 29) permite a colheita de uma só amostra para as dosagens de creatinina, glicose e uréia. As amostras de sangue não contendo antiglicolítico devem ser centrifugadas imediatamente após a colheita e o plasma ou soro separados das células ou coágulo.
No líquor e líquidos (ascítico, pleural e sinovial) adicionar anticoagulante contendo antiglicolítico na mesma proporção usada para a amostra de sangue e devem ser centrifugados antes de iniciar a medição.
Armazenamento e estabilidade da amostra
O analito é estável por 8 horas em amostras colhidas com antiglicolítico. No plasma, soro e outros líquidos separados das células, a glicose permanece estável por 3 dias entre 2 – 8 ºC, quando não ocorre contaminação bacteriana.
Volume mínimo
20 ui
Volume ideal
100 ui
Critérios para rejeição da amostra
Presença de coágulo.
PRODUTO UTILIZADO
Glicose Liquiform
Reagente 1: Armazenar entre 2 – 8 ºC.
Contém tampão fosfato 30 mmol/L; pH 7,5; glicose oxidase 12.500 U/L;