Teoria Geral da Administração
Peter Drucker afirmava que a teoria neoclássica está envolvida nos aspectos práticos da Administração, mas com foco nos conceitos teóricos. “O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.” Peter Drucker, era um dos principais defensores da teoria neoclássico, e também é considerado por muitos o maior guru da administração do século XX. Um do seu principal foco era enfatizar a eficácia e eficiência, no entanto centralizando e descentralizando, e a hierarquia do planejamento, ou seja, ele vai à busca do melhoramento e ao mesmo tempo formular a mesma linhagem da teoria clássica.
ERNEST DALE
Ele afirma que o conhecimentoadquirido ao longo do tempo, ou seja, no exercício diário permite um melhor controle das circunstâncias adverso, levando a decisões com base em suas experiências no curso de administração.
Alfred Marshall (1824 – 1924): foi o fundador do grupo tradicional da economianeoclássica do século XX, que combina com sua defesa do capitalismo com uma grande flexibilidade. Contribuindo teorias da oferta e da demanda, da utilidade marginal e dos custos de produção.
Para Marshal é preciso tomar um caminho evolucionário e este caminho hoje está aberto mesmo o plano do formalismo já que a era do computador permite o desenvolvimento de modelos com base em dinâmicas complexas.
Conforme Alfred, a economia real é compreendida como um sistemapermanente processo de auto- organização que apresenta propriedades emergentes. Os elementos do sistema evolucionário podem se transformar no tempo. Influenciando-se uns aos outros, relacionando-se entre si de várias formas, as quais também podem mudar. Ao contrário do que ocorre no sistema mecânico, neste último o movimento acompanha a flecha do tempo e aos acontecimentos são irrevogáveis.
Alfred Marshall, em sua obra Síntese Neoclássica, tenta provar de que forma o livre funcionamento das relações comerciais garantiriam a plena alocação dos