Fungos
Os fungos são os representantes do Reino Fungi, e constituem um grupo com aproximadamente 200.000 espécies, que sobrevivem nos mais diversos ambientes do planeta. Os fungos são organismos eucariotas (constituídos por células dotadas de núcleo), microscópios ou não, que não se reúnem para formar tecidos verdadeiros.
Características e tipos de fungos
Os fungos não possuem flores e se multiplicam por células muito pequenas. Estas células são chamadas espórios e se desenvolvem ao caírem em solo úmido, ambiente ideal para o crescimento de um novo fungo. Por não possuir clorofila, que é essencial para garantir a alimentação das plantas, esta forma de vida age como parasita, se alimentando da comida de outras formas de vida. Alguns tipos agem em seres humanos provocando várias doenças.
O mofo é outro tipo de fungo que surge através dos espórios, células quase microscópicas que estão sempre flutuando no ar, este escolhem lugares escuros e úmidos para se reproduzir. Por isso, nota-se um numero maior de mofo em ambientes úmidos, como paredes, armários, gavetas, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em alimentos como pães, frutas e vegetais, uma vez que buscam alimentos em ambientes propícios para o seu crescimento.
As micoses, em seus mais variados tipos, são originadas por micro fungos, atingindo os seres humanos com maior frequência nos países tropicais, como no Brasil, por exemplo.
Entre as doenças humanas, as frieiras surgem nas regiões úmidas do corpo, como as virilhas e entre os dedos dos pés e mãos. Elas se manifestam como fissuras, descamações ou feridas. A impingem é uma micose que ataca a pele e se caracteriza por formar lesões arredondadas com bordas vermelhas. As unhas também são suscetíveis a infecções por fungos. Essas micoses se apresentam como manchas brancas e podem deformar as unhas (onicomicoses). Existe um tipo de micose chamada pano branco, que forma manchas claras principalmente na região do tronco, rosto,