sociologia
Advogar significa falar em nome do representado, defendendo-lhes seus interesses. Mas, a advocacia não se limita somente à defesa de um interesse privado. Trata-se de função que compõe a própria justiça, necessário ao equilíbrio de forças internas do Poder Judiciário. Todavia, o advogado tem um papel social de relevante importância na construção da emancipação dos seres humanos e na consolidação da cidadania.
Entretanto, o exercício da advocacia resultará da conjugação do aprendizado teórico acadêmico com a prática forense. Tendo em vista, que na graduação o bacharelando receberá as informações e orientações gerais sobre as teorias dessa ciência e algumas noções de como nasce, desenvolve e se extingue um processo com ou sem lide.
Segundo Valdemir Barsalini, só com a soma de sólidos conhecimentos teóricos e muito exercício prático é que o advogado poderá cumprir a sua função de representar ao seu constituinte e de bem lhe defender os interesses, trabalhando no sentido de garantir os direitos do cidadão. Com a experiência vem a segurança, e conhecendo os detalhes com que se pauta cada juiz à presidência dos processos na correspondente vara, ou as posições que assume cada representante do Ministério Público nos casos em que atua, ou até, como se comporta cada oficial de justiça conforme o tipo de mandado a seu cargo, é que poderá adequar sua