Teoria Geral da Administração
1. Planejamento: é o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar metas e o desenvolvimento de uma hierarquia completa de planos para integrar e coordenar as atividades.
2. Organização: função gerencial que inclui a definição de quais tarefas deve ser realizada, quem deve realizá-las, como deve ser agrupada, quem se reporta a quem e onde as decisões devem ser tomadas.
3. Liderança: função gerencial que abrange a motivação dos funcionários, direção das atividades dos outros, seleção do canal de comunicação mais eficaz e solução de conflitos entre membros.
4. Execução: distribuição distintamente das atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja o mais disciplinado possível.
5. Controle: função gerencial que envolve o processo da monitoração das atividades para garantir que sejam realizadas conforme planejado e de correção de qualquer desvio significativo.
A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos, sejam eles: individual, familiar, grupal, organizacional ou social.
Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estudá-lo é seu impacto sobre o desempenho das organizações.
Organização é um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que desempenham papeis de um propósito definido comum. As organizações são mais eficientes do que indivíduos agindo independentemente.
Seguindo o link apresentado “Quem tem dinheiro não deseja guardá-lo, mas sim movimentá-lo, buscando um meio lucrativo de investi-lo”.
A história da Administração poderia ser contada a partir da evolução humana, pois, a ação de administrar é considerada como inerente ao homem e ao trabalho que ele realiza. Assim, na época pré-industrial, o trabalho era realizado de maneira