pedagogia
SAINT-EXUPERY, Antoine de.O pequeno príncipe: com aquarelas do autor; tradução de Dom Marcos Barbosa. -48.ed. - Rio de Janeiro: Agir, 2006. 96p.il;22cm.
Autor
O escritor, aviador e jornalista Antoine Marie Jean-Baptiste Roger de Saint-Exupéry nasceu em Lyon, na França, no dia 29 de junho de 1900. Filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe, Antoine nasceu numa família abastada e teve uma infância tranquila. Antoine Saint-Exupéry, escreveu um dos mais famosos best-sellers do pós guerra,O Pequeno Príncipe (1943), uma parábola em forma de conto que coloca em xeque o ponto de vista racional dos adultos.O autor fala sobre sua experiência como desenhista na infância e sobre como se tornou piloto de avião também fala sobre a sua queda no deserto. Seu livro mais famoso o “Pequeno Príncipe”, cuja obra é rica em simbolismo, com personagens como a serpente, a rosa, o adulto solitário, a raposa. O personagem principal do livro vivia sozinho num planeta pequeno, onde existiam três vulcões, dois ativos e um já extinto. Outro personagem representativo é a rosa, cujo orgulho, levou o pequeno príncipe a uma viagem pela terra. Na viagem, encontrou outros personagens que o levaram ao desvendamento do sentido da vida.Antoine de Saint Exupéry morreu num acidente de avião, em 31 de julho de 1944, provavelmente, perto da baía de Carqueiranne, em Toulon. Seu corpo não foi identificado.
Resumo
O livro é constituído de 27 capítulos,o narrador recorda-se do seu primeiro desenho de quando era criança, tentativa frustrada de os adultos entender o mundo infantil ou o mundo das pessoas de alma pura. Ele havia desenhado um elefante adulto sendo engolido por uma jiboia, porém os adultos aos seus olhos só diziam que era um chapéu. Quando cresceu, testava o grau de lucidez das pessoas, mostrando-lhes o desenho e todas respondiam sempre a mesma coisa. Por causa disto, viveu sem amigos com os quais pudesse realmente conversar e mostrar suas