linguagem natural
Histórico – 3
Conceito – 4
Processamento de Linguagem Natural (PLN) – 5
Etapas do Processo – 6
O funcionamento das linguagens naturais – 8
Principais aplicações de PLN – 9
Ferramentas – 10
Aplicativos – 11
Bibliografia – 12
Histórico
Década de 50: Começaram a surgir os primeiros trabalhos de pesquisa concernentes ao tratamento informatizado da língua natural. 1966: Destaca-se o programa ELIZA, desenvolvido por Joseph
Weizenbaum, que trabalhava apenas através de truques semânticos, não existindo qualquer compreensão do tema sobre o qual a conversa se desenvolvia.
1968: Assistiu também ao aparecimento de um número de programas para a compreensão da linguagem natural.
Década de 60: Os computadores já eram capazes de aceitar e de responder a questões em inglês, com respeito a muitos assuntos e podiam conduzir uma entrevista psiquiátrica de nível rudimentar em inglês, galês ou alemão.
Conceito
A linguagem natural é uma linguagem utilizado como um meio de comunicação. Inglês, espanhol e chineses são exemplos de linguagens naturais.
As línguas naturais são diferentes das artificiais, construídas e das formais, tais como a linguística computacional, a língua escrita, a linguagem animal e as linguagens usadas no estudo formal da lógica.
Um grande desafio para ciência da computação é o desenvolvimento de computadores que são capazes de entender a linguagem natural. Para lidar com isso, há todo um campo dentro de ciência da computação preocupada com a interação entre computadores e idiomas naturais: Processamento de Linguagem Natural (PLN).
Processamento de
Linguagem Natural
Processamento de linguagem natural (PLN) é uma subárea da inteligência artificial e da Linguística que estuda os problemas da geração e compreensão automática de Línguas
Humanas Naturais.
Etapas do Processo
ANÁLISE MORFOLÓGICA:
É o ato de estudar cada uma das diversas palavras em
uma