Teoria Geral da Administração
Curso de Administração
Enilson Augusto de Maria
Guilherme Ferrari Danelon
Leandro de Sousa Oliveira Vilaça
Milena da Conceição Bardales
Taynara Tatiane Dos Santos Pereira
Autores: Henri Fayol, Frederick W. Taylor, Peter Drucker
SÃO PAULO
2014
Henri Fayol – O pai da Teoria Clássica da Administração
Jules Henri Fayol nascido no dia 29 de julho de 1841, em Constantinopla (atual
Istambul, na Turquia). Formou-se aos 19 anos em engenharia de Minas na École
Nationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne e, por conta disso, passou a trabalhar na área, na companhia de metalurgia e minas Compagnie de
Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry que se encontrava a beira da falência. Em decorrência de seu trabalho como gestor, onde levou a empresa a um novo patamar de resultados, foi promovido a diretor em 1888, quando a empresa já contava com cerca de 1000 funcionários, e manteve-se na posição até
1918.
Fayol foi um dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planejar; organizar; comandar; coordenar; e controlar. Ligou a estratégia à teoria empresarial e enfatizou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. Com bases em suas conclusões Fayol define os 14 princípios gerais sobre gestão.
1- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando