Voleibol
Voleibol
Colégio IPC
Data: 24/03/2013
Nome: Letícia Teixeira
Introdução
O voleibol é um esporte coletivo praticado por duas equipes, compostas por seis elementos cada, em jogo. No vôlei de praia, confrontam-se duas equipes de dois jogadores, sem reservas.
O objetivo do jogo é fazer com que uma equipe consiga passar a bola por cima da rede, para cair no campo adversário, procurando simultaneamente evitar que a mesma caia no seu próprio campo.
Durante este trabalho, irei apresentar as principais características e objetivos da modalidade.
“Um esporte que proporcionasse um exercício moderado, sem exageros, para homens sedentários e de meia idade”. Quem hoje assiste ao show de força e técnica que atletas de todo o mundo exibem nas quadras, dificilmente pode associar o voleibol à esta descrição. Mas foi assim que começou esse esporte, que leva atualmente milhares de espectadores a ginásios do mundo inteiro e é praticado por gente de todas as idades.
Foi um longo caminho, que teve início em 1895, em Massachussets, Estados Unidos. Foi lá que o professor de educação física do YMCA, William C. Morgan, com apenas 25 anos, resolveu misturar dois esportes conhecidos, elevando uma rede de tênis a 1.83cm de altura e usando como bola a câmara de uma bola de basquete. Sua invenção, antes de se chamar voleibol, levou o nome de “mintonette”, e podia ser jogada por quantos participantes desejassem, de cada lado da rede. O sucesso do voleibol nos Estados Unidos, no entanto, não foi imediato, como gostaria seu criador. Na verdade, o esporte teve uma reação mais calorosa na Europa e principalmente na Ásia, levado pelos soldados americanos durante a I Guerra Mundial. Já em 1912 acontecia a primeira competição internacional de voleibol, entre atletas da China, Japão e Filipinas. Uma das características mais apreciadas do esporte era a ausência de contato físico,