giardiase
Giardíase
Nomes populares
Enterite por Giárdia, Gastrenterite por Giárdia, Duodenite por Giárdia, Lambliose, Giardose.
Agente causador
Giardia spp. Sinônimos: Giardia lamblia, Giardia intestinalis, Giardia duodenalis
Espécies acometidas
É endêmica em seres humanos e em outras 40 espécies animais, entre as quais bovina, ovina, caprina, suína, equina, canina, felina, alpaca, cobaia, chinchila e mamíferos selvagens e marinhos.
Sintomas nos seres humanos
A infecção por Giardia spp. pode causar doença clínica de moderada à severa, ou permanecer assintomática. As pessoas jovens são as mais prováveis de desenvolver sintomas clínicos. Os sintomas nos seres humanos são de ordem intestinal, aparecendo entre uma e duas semanas após a infecção, podendo durar de duas a seis semanas ou mais tempo. Neste período pode-se observar diarreia, presença de gases e flatulência, dores abdominais e náuseas. A aparência das fezes pode ser oleosa e tendem a boiar na água. Pode ocasionar perda de peso e desidratação. Algumas pessoas com giardíase não apresentam nenhum sintoma.
Sinais clínicos nos animais
Os sinais clínicos mais comuns são fezes moles a pastosas que apresentam odor fétido e algumas vezes diarreia crônica que pode ser intermitente e aguda, vômito e aumento da mobilidade intestinal e desidratação. Animais afetados podem apresentar perda de peso secundária à diarreia, letargia, mas raramente apresentam inapetência. Doença alérgica e urticária têm sido associadas com giardíase, levando à especulação de que esta doença pode ser a responsável por casos de atopia em cães, gatos e periquitos, nos quais a infecção é comum.
Formas de transmissão
Através da ingestão de cistos de Giardia spp eliminados por animais infectados e que contaminam a água, verduras, frutas e fômites.
Diagnóstico
75
GIARDÍASE
Clínico-epidemiológico, associado a exames laboratoriais de isolamento, imunológicos ou e de biologia molecular.