Giardiase
O presente trabalho é sobre a doença chamada Giardíase, A Giardia lamblia foi descrita pela primeira vez em 1681, por Anton van Leeuwenhoek. O pesquisador neerlandês encontrou o protozoário em suas próprias fezes, em meio a estudos que revelaram uma série de outros micro-organismos. Mais concretamente Infecçao por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecções é assintomática e ocorre tanto em adultos, quanto em crianças e de vários animais mamíferos no mundo inteiro. O objetivo deste trabalho é relatar de sua transmissão até seu tratamento. Está organizados em oito capítulos. Neste trabalho serão abordados os temas; Agente Etilógico, Periodo de Incubação, Mecanismo de Transmissão, Sinais e Sintomas, Exames e Diagnosticos, Tratamento e Medidas de Prevenção. A metodologia utilizada foi a pesquisa blibliográfica.
Agente Etiológico
Agente etiológico é a denominação,o nome, dada ao agente causador de uma doença. Normalmente, este causador precisa de um vetor para proliferar tal doença (ou seja, completar seu ciclo de parasitismo). Giardia lamblia, este é o agente etiológico da Giardíase, protozoário flagelado que existe sob as formas de cisto e trofozoíto. O cisto é a forma infectante encontrada no ambiente.
Período de Incubação
Período de incubação é o tempo decorrido entre a exposição ao organismo patogénico e a manifestação dos primeiros sintomas da doença. Neste período não há doença, o hospedeiro não manifesta nada, pois, tudo está acontecendo a nível celular.
O organismo infectado entra em contato com o agente agressor, através dos glóbulos de defesa, que tentarão reconhecê-lo e preparar o combate à doença ou eliminar o intruso através dos anticorpos, que por ventura tenha armazenado em seus mastócitos por uma infecção anterior do mesmo agente ou pelo uso da vacina especifica. Numa doença ele pode durar diferentes números de