Giardíase
A giardíase, também conhecida por lambliose, é uma infecção intestinal causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia.
Ele pode se apresentar em forma de cisto ou trofozoíto, sendo que a primeira é a responsável por causar diarreia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais no hospedeiro (cão, gato, gado, roedores, ser humano, dentre outros), graças às toxinas que libera. Essas manifestações podem gerar um quadro de deficiência vitamínica e mineral e, em crianças, pode causar a morte, caso não sejam tratadas.
Trofozoítos são as formas ativas que estão vivendo e se reproduzindo no hospedeiro e os cistos são as formas infectantes e de resistência do parasita. Os cistos ingeridos, em sua passada pelo meio ácido do estômago, são ativados e se transformam em trofozoítos.
Cisto e trofozoíto do protozoário Giardia Lamblia
Visão microscópica
Contaminação
Os protozoários são transmitidos pela ingestão dos cistos oriundos das fezes de indivíduo contaminado, podendo estar presentes na água, alimento, nas mãos, e até mesmo durante sexo oralanal. Moscas e baratas também podem transportá-los.
No estômago, dão origem aos trofozoítos. Esses colonizam o intestino delgado, se reproduzem e seus descendentes, após sofrerem processo de encistamento, são liberados para o exterior do hospedeiro, quando este defecar. O período de incubação é entre uma e quatro semanas e a infecção pode ser assintomática.
Reprodução do giardia lamblia
A reprodução desse protozoário assexuada, por bipartição (cissiparidade).
é
Sintomas
Dor abdominal
Diarreia
Gases ou inchaço
Dor de cabeça
Perda de apetite
Febre baixa
Náusea
Inchaço ou distensão do abdome
Vômitos
O intervalo entre a infecção e o início dos sintomas é de 7 a 14 dias. A fase aguda dura de 2 a 4 semanas.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito via exame de fezes ou, em casos raros, biópsia de material duodenal. Tratamento
Algumas