Sinalização de segurança e cores de segurança
6.1. Diversos
A sinalização de emergência e as cores de segurança são também um dos aspectos marcantes no sucesso do projeto de abandono de uma edificação. A sinalização de emergência conjugada com as cores de segurança irão orientar a população que transita pelas rotas de fuga, pessoas que podem estar emocionalmente alteradas e precisam de um componente de alívio para não entrar em pânico. Uma sinalização adequada e que transmita as informações necessárias a quem dela necessite é fator primordial.
6.2. Avaliação de símbolos de seguranças
Comprovadamente a descrição e uso de símbolos em situações de emergência têm fornecido maiores detalhes na transmissão de informações. A utilização de uma padronização leva a uma maior eficiência do sistema e dá mais conforto e segurança às pessoas. A padronização dos símbolos reduz a confusão e oferece uma comunicação mais rápida e segura.
6.3. Vantagens dos símbolos
Os símbolos contêm as informações para situações de emergências, orientam direções, transmitem instruções para qualquer uso nas edificações. A sua maior vantagem é da comunicação, essencial sem uso da palavra.
Comunicam rapidamente uma mensagem com eficiência. São reconhecidos e compreendidos mais rapidamente do que as palavras. São usados para minimizar confusão sobre escolhas alternativas. Em pessoas com início de estresse o tempo de resposta para os símbolos foi mais rápido do que para as palavras. Deve ser seguida a norma NBR 13437 – Símbolos gráficos para sinalização contra incêndio e pânico – simbologia.
6.4. Desvantagens do uso de símbolos
Dada a grande variedade de símbolos existentes em nosso país, surge a grande confusão na interpretação, devido não ser seguido a padronização de normas. Símbolos que são colocados para responder a pequenos e específicos interesses, dado à sua grande proliferação tornam-se contraditórios.
6.5. Mecanismos da visão
A visão representa, possivelmente, a