GIARDÍASE
1 Introdução
Atualmente, entre outras doenças provenientes da água contaminada e que é abastecida pela Estação de Tratamento de Água- ETA, está a giardíase. Esta doença, embora não seja muito divulgada, atinge cerca de 50% da população em todo o mundo, principalmente nos países tropicais, e seu alvo principal é a família de baixa renda, em que as condições sanitárias e de higiene são precárias. Os indivíduos mais afetados são crianças, porém, adultos também são contaminados, assim como animais. A principal via de contágio é a fecal-oral, em que as mãos e alimentos mal higienizados e a água entram em contato com a boca e passam pelo sistema digestivo. A doença, também está presente nos ambientes que acomodam animais domésticos, cujos hospedeiros da doença são os próprios animais.
2 Desenvolvimento
A giardíase ou lambliose, é uma doença causada pelo protozoário flagelado, cujo nome cientifico é Giardia lamblia, também conhecido como G. duodenalis ou G. intestinalis. Este microrganismo aloja-se no intestino delgado ou trato biliar dos seres humanos e de animais mamíferos como: cães, gatos, gado, etc.
A doença se manifesta entre uma e quatro semanas após ingestão dos cistos, que é a forma infectante, e há mutação para trofozoítos, que é a forma ativa. A segunda, causa diarreia aguda, dor abdominal ou esteatorreia- diarreia aquosa, gordurosa e de forte cheiro. Estes sintomas levam o indivíduo, quando não tratado, a um quadro de deficiencia vitaminica e mineral, em que ocorre desidratação e desnutrição. Em casos mais severos, leva à morte.
O diagnóstico é feito a partir de exames de fezes e, em alguns casos, de coleta de material duodenal para biópsia.
3 Conclusões
Para prevenção, é necessário adotar medidas e hábitos de higiene como: lavagem correta das mãos e alimentos; filtragem, fervura e cloração da água; e higienização dos ambientes domésticos, embora os cistos não sobrevivam fora do hospedeiro por muito tempo.
O