desempregado
Todos desejam ser independentes. Alguns buscam independência para sair de casa, outros se casam para ter independência, uns conseguem empregos, outros estudam para ser independentes. Existem também os que acham que se tivessem dinheiro poderiam ser independentes e fazer o que quisessem. Outros buscam independência nas religiões fáceis, onde se dá “x” para ganhar “2x”.
Todos buscam independência. Mas, como um filho de Deus deve buscar independência? Ter tudo sem depender de ninguém…
Em Deuteronômio capítulo 6 temos a carta de independência de Israel. Depois de ter peregrinado pelo deserto durante 40 anos, depois que o Senhor proveu sustento e segurança para Israel, depois de ter derrotado todos os povos e conseguir a tão sonhada Terra Prometida, Israel consegue a sua carta de independência.
Ler deuteronômio 6. 1 – 12
Para que Israel continuasse independente ele teria que cumprir algumas leis. Estas leis não eram uma ameaça do tipo “se você não fizer vai ser castigado”. Precisamos entender que algumas coisas ruins que acontecem conosco são conseqüência dos nossos pecados, conseqüência de nos afastarmos de Deus e desobedecê-Lo. O desejo de Deus não é nos castigar, mas Ele nos avisa ou mostra as coisas que vão acontecer.
Para que estas coisas ruins não acontecessem, Deus deu estatutos e mandamentos para Israel com algumas características:
Relacionamento antecede regras (v.5)
A verdade tem que estar em você antes que possa estar nos que cercam você (v.6)
Cada dia oferece oportunidades naturais de ensino (v.7)
Quando você está sentado em sua casa: hora das refeições
Quando anda pelo caminho: no caminho para o trabalho ou escola dos filhos
Quando está deitado: hora de dormir
Quando se levanta: hora de se aprontar
A repetição é o melhor amigo daquele que quer aprender (v. 8,9)
Sempre cometemos o erro de achar que, por que ouvimos, estamos aprendendo. Isso é um erro. Só iremos realmente aprender se colocarmos em prática aquilo que ouvimos.
E