desempregado
Introdução
Os mass media são um conjunto de técnicas de difusão de mensagens seja a nível cultural, informativo ou publicitárias destinadas ao grande público. Eles são organizados e produzem, difundem e recebem informação. Normalmente estes sistemas são geridos por empresas especializadas na comunicação de massas e onde existe concorrência. Essas empresas tanto são públicas como estatais ou privadas. Há meios de comunicação que necessitam de ondas eletromagnéticas para a sua difusão, casos da televisão, da rádio, da internet. As informações são previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço. Por outro lado há outros que prescindem dessas mesmas ondas, sendo difundidos noutro tipo de suporte. Refiro-me aos casos específicos dos jornais e das revistas.
Os principais meios de comunicação de massas nas sociedades contemporâneas
Televisão
A televisão foi uma marca importante na evolução do ser humano. Toda esta invenção foi devida ao trabalho de várias entidades. Desde cientistas a engenheiros, todos eles ajudaram a construir, o que hoje é, um dos grandes negócios do século. Desde o começo do século dezanove, que os cientistas se intrigavam de como transmitir imagens á distancia. Para isto era preciso descobrir uma matéria que transformasse energia luminosa em energia elétrica. No ano de 1817, Jons Jacob Berzellius, descobriu o selénio. Mas só em 1873, Willoughby Smith comprovou que o selénio conseguia fazer isto. Por acaso o primeiro a conseguir uma transmissão telegráfica de uma imagem foi Alexander Bain em 1842. Isto hoje é conhecido como o fax. Isto foi um passo fundamental para a ciência na altura. O impacto social, positivo e negativo, refletiu-se no uso pessoal e profissional.
Já em 1884, um alemão pelo nome de Paul Nipkow acelerou para uma outra descoberta. Um disco que conseguiu projetar a primeira imagem. Para isto o disco era feito de orifícios em espiral com a mesma distância entre