Desempregado?
Por Mário Augusto Mendonça. Em um mundo capitalista como o nosso, o que mais tememos é ficar desempregado ou não conseguir o tão esperado primeiro emprego. Estar desempregado é uma das mais dolorosas experiências que possamos passar. E quem ainda não passou por isso? Nesse momento é muito importante fazer uma auto-avaliação e manter o controle emocional, o desespero é natural, mas não podemos deixar que ele controle nossos impulsos.
Mantenha o controle emocional Manter o controle de nossas emoções é fundamental para iniciar um planejamento na busca de outro emprego. Não fique lamentando o emprego anterior, se perguntando o que poderia ter feito e não fez ou tentando achar um culpado. É difícil esquecer a ex-empresa, pois passamos a maior parte de nosso tempo no trabalho, convivendo com as mesmas pessoas todos os dias e até formando laços de amizade. Mas agora é preciso pensar no futuro. Enquanto o novo emprego não vem, procure evitar gastos desnecessários, refaça o seu orçamento familiar de acordo com suas condições atuais, economize onde puder. As contas antigas irão começar a incomodar, pois ninguém gosta de ficar sendo cobrado o tempo todo, mas logo isso será resolvido. Mantenha o otimismo, a fé em si mesmo e em Deus. Sei que não é fácil, mas precisamos, é isso que fará com que o desespero e a amargura não venham a nós prejudicar. Mas como manter o controle das nossas emoções? Conhecendo a si mesmo, quando algo não vai bem, nosso comportamento fica alterado, é preciso que percebamos isso. Nervosismo, irritações, mal-humor, tom elevado da voz, falta de paciência com qualquer coisa ou pessoa, são emoções que precisar ser identificadas e controladas, qualquer uma dessas emoções surgem por algum motivo, e você precisa identificar a causa, para agir na raiz do problema.
Pessoas a nossa volta também são afetadas por essa mudança de comportamento e poderão se afastar, sem emprego, precisamos contar com