Plano negócio
"A beleza é um mercado promissor no Brasil, de acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que aponta o Brasil como o terceiro mercado de cosméticos mundial, desta forma, gerador não apenas de renda, mas foco estratégico dos grandes "players" (ESTETICABR, 2009).
Cosméticos em geral são produtos que agradam a maioria das pessoas, portanto é um investimento garantido, quando bem administrado. Partindo deste principio e com visão de mercado é que surgiu a Bella Beleza Cosméticos. O presente trabalho visa apresentar ao leitor simulação da criação e estruturação de uma empresa no ramo de cosméticos. Inicia-se pela estruturação empresarial, determina-se quais produtos serão comercializados e a parte comercial da empresa, descrevendo como se comporta o mercado e quais as oportunidades para a mesma. Em seguida, é apresentada a formatação dos custos do processo.
Segundo Shalman (apud José Dornelas, 1999), professor da Harvard Bussines Scholl, poucas áreas tem atraído tanta atenção dos homens de negócios nos Estados Unidos como os Planos de Negócios. Muitos autores têm escrito e publicado livros e artigos falando sobre o assunto naquele país, como elaborar, escrever um plano de negócios com fórmulas milagrosas que revolucionará a empresa. E no Brasil, devido à inovação tecnológica e a possibilidade de lucrar da noite para o dia, não tem sido diferente, pois os empreendedores têm colocado a elaboração do plano de negócio como ponto forte, o primeiro passo a ser dado para o sucesso do novo empreendimento.
O Plano de Negócios é um instrumento de planejamento indispensável para pequenas e médias empresas. É a apresentação do que a pessoa pretende criar, ou seja, o seu negócio, em todos os aspectos como o mercado, as atividades, fluxo de caixa, investimento, financiamento, recursos etc.
O Plano de Negócios bem estruturado é fundamental para o empreendedor ter bom êxito,