RESENHA
CURSO: PROFUNCIONÁRIO
CAMPOS: EAD - CAICÓ/RN
CURSO SECRETÁRIO ESCOLAR
RESENHA- Gestão da Educação Escolar
Ivone Maria Severiano – Matricula 20132150670986
Segundo o professor Luiz Fernandes Lourado vivenciamos um processo de mudanças nas relações sociais capitalistas com impacto nos diferentes cenários da sociedade, nos seus processos de organização e gestão. Nesse contexto, compreender a lógica de organização da sociedade e buscar mecanismos que contribuam para a sua democratização é fundamental e se efetiva, entre outros, por meio de processos sistemáticos de formação continuada a ser garantida para os diferentes sujeitos sociais. Estudamos sobre as principais bases da escola, onde podemos destacar Administração como uma base fundamental da gestão escolar com o principal objetivo de colocar normas, controlar a sua produtividade e eficiência.
A Unidade I busca refletir sobre a administração ou gestão da escola: as principais concepções e abordagens, tomando-a como um campo de disputa de projetos, cujos desdobramentos implicam formas de organização e gestão das escolas e a efetivação da educação como um direito social. Essa unidade aborda, ainda, a reforma de Estado brasileiro e as perspectivas para a gestão escolar, buscando situar a relação entre educação, escola e Estado no Brasil e as políticas educacionais em curso no país. Ao mesmo tempo, procura contextualizar as políticas educacionais com a gestão democrática, para o avanço das lutas em prol da educação pública como direito social.
Nesta Unidade você conhece quatro escolas de Administração são elas: a escola clássica ou de administração cientifica, a escola de ralações humanas, a escola behavioristas e a escola estruturalista e o conceito de cada uma. Conheceu ainda o enfoque cultural e as discussões mais recentes sobre gestão e gestão escolar com, destaque para a discussão sobre a função social da educação e da escola.
Escola clássica ou administração