Teoria Geral da Administração
ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
SÃO PAULO
2012
INTRODUÇÃO
Foi a partir do início do século XX que as Teorias Administrativas tiveram realmente sua importância reconhecida, isto é, após algumas conseqüências da Revolução Industrial, e devido às novas necessidades, começou então a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia uma grande urgência em organizar e controlar a produção.
Dentre os principais fatos que caracterizaram os primórdios da Administração, estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, todos dentro de um cenário no qual estão contidas as organizações do passado.
Evidenciando que todos os processos dentro de uma sociedade, estão diretamente voltados para uma organização, deve-se frisar que existem alguns processos que são essenciais para o desenvolvimento de uma organização, tais como: recursos e uma boa administração.
Mas por trás de todos esses processos que visavam o desenvolvimento, crescimento e lucro de uma organização, estavam os operários que até então executavam suas tarefas exaustivamente e não tinham seu devido reconhecimento, e eram tratados como uma engrenagem do sistema produtivo, passivos e desencorajados de tomar iniciativas.
FUNDAMENTOS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: ÊNFASE NAS TAREFAS
O processo de evolução da administração teve muitas influencias no decorrer dos anos e algumas delas foram as organizações militares, que contribuíram com novos princípios de que a teoria administrativa iria mais alem de simplesmente comparar e reunir questões financeiras e comportamentais.
A Revolução Industrial deu inicio a um contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico, e iniciou-se na Inglaterra sendo dividida em duas partes:
1ª Revolução Industrial – 1780 à 1860
Mecanização da indústria e da agricultura;
Desenvolvimento do sistema fabril;
Desenvolvimento dos transportes e