O carrasco que era Santo - Josué Montello
O Carrasco que era Santo
Josué Montello
Ribeirãozinho-MT
Junho 2013
Maria Eduarda Cândida Rodrigues
Trabalho reflexivo entregue à Professora Núbia exigência a Disciplina de
Língua Portuguesa.
Ribeirãozinho – MT
Junho 2013
O Carrasco que era Santo
O carrasco que era santo, conta uma das mais belas historia de um homem que vira um frade, e, após um tempo vira um carrasco onde que pelo Rei mata as pessoas. Essa historia escrita por
Josué Montello que nasceu em São Luiz no Maranhão no ano de
1917.
Lá mesmo começou a carreira jornalística e literária. Em 1936 abandonou Maranhão e foi morar no Rio de Janeiro, especializouse em educação, abandonou a literatura, produzindo vários romances e contos, entre eles O Carrasco que era Santo, uma historia contada por tia Bilu para Montello quando ele tinha apenas oito ou nove anos.
Tia Bilu, uma senhora de idade chama Josué a varanda e vai lhe contar a historia do carrasco que era santo, na verdade o carrasco era um frade que se chamava Ludgero. Quando ele nasceu foi deixado a porta de um convento, os frades o criaram e lá ele aprendia tudo sobre Deus e a igreja.
Ludgero ajudava a dar a missa, onde aprendeu a falar latim, ele era um menino inteligente e aos seus treze, quatorzes anos foi levado a um circo. Ficou encantado com oque viu e resolveu fugir do convento para morar no circo. Depois que o circo foi embora, após vários anos, o gosto de servir as pessoas fez Ludgero um homem já de idade santo, ele ajudava todos na vizinhança, ele era um homem agora mais útil.
Deus lhe deu uma igreja, ele saia de porta em porta oferendo conselho e oração, além de aprender a fazer remédios de ervas medicinais. Depois de um tempo apareceu Libório, ele queria ajudar o Ludgero a celebrar a missa e fazer a limpeza da nave.
Num certo dia, depois de ajudar na limpeza Libório pergunta se a igreja estava abandonada, Frei Ludgero diz que num velho dia no
circo