Artigo Cientifico
1. Pensar em um tema de interesse,
2. Estruturar um problema dentro desse tema,
Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta.
3. Traçar objetivos para solucionar esse problema,
4. Buscar justificativas para pesquisar o tema e o problema,
Objetivo é sinônimo de propósito, de meta; responde à pergunta: o que (se pretende investigar). Objetivo não é um ideal; ao contrário, é uma meta concreta a ser alcançada num prazo determinado. E, por isso, a sua explicitação deve ser obrigatoriamente feita com verbos no infinitivo.
Os verbos de objetivos são verbos de ação e não verbos de estado.
Inúmeras pessoas, estudiosas e pesquisadoras, confundem verbos de objetivos e verbos de justificativas: estes últimos expressam ideais e, por isso, podem ou não ser atingidos.
A justificativa de um trabalho de pesquisa responde à pergunta: para que (serve este trabalho?); a relevância responde à pergunta para quem e tem as dimensões sociais, políticas, científicas.
Em suma, verbos de objetivos expressam metas e verbos de justificativas expressam ideais.
Num trabalho de pesquisa poderá haver um (e apenas um) objetivo geral e vários objetivos específicos: de três a cinco objetivos específicos são mais que suficientes, lembrando-se que um trabalho de pesquisa científica deve ter começo, meio e fim, ou seja, há um cronograma a ser cumprido, um orçamento a ser considerado.
Deve-se ter a atenção para que os objetivos específicos não sejam novos objetivos gerais: isso significa que os objetivos específicos são estratégias particulares para se alcançar o objetivo geral.
Para se explicitarem objetivos específicos, o pesquisador deve perguntar a si mesmo: o que farei para alcançar aquele objetivo geral proposto? Atente-se para a distinção entre o que farei (âmbito do objetivo geral e dos específicos) e como farei. Como farei se refere à metodologia, ao