manufatura
Conseguindo eliminar consideravelmente os desperdícios, com a ajuda das teorias da manufatura enxuta, a produção consegue economizar verbas que eram gastas nos retrabalhos ou nos processos desnecessários, podendo aplicar em novos projetos e produtos, e o objetivo final que é conseguir lucros com a produção.
Todo processo produtivo tem desperdícios, eles são classificados em 7 tópicos que são: quebras, ajustes (setups), pequenas paradas (tempo ocioso), baixa velocidade, perdas com start-up e transportes.
Quebras: a quantidade de itens que deixa de ser produzida porque a máquina quebrou. É a mais conhecida e mais facilmente calculada. Deve ser combatida com uma manutenção preventiva e eficaz;
Ajustes (setup): a quantidade de itens que deixa de ser produzida porque a máquina estava sendo preparada ou ajustada para a fabricação de um novo item. Deve ser combatida com técnicas de redução de setup (trocas rápidas).
As perdas de quebras e de ajustes (setups) definem a disponibilidade ou o indicie de disponibilidade (ID) do equipamento (máquinas, mão de obra).
ID=TO/TTD
TO: Tempo de operação TTD: Tempo total disponível. Valem as seguintes relações: TTD: disponibilidade possível – paradas programadas. TO: TTD – paradas por quebras e ajustes ou TO: TTD – (quebras + ajustes)
Pequenas paradas (tempo ocioso) a quantidade