o capitalismo sua evolucaosua logica e sua dinamica
1470 palavras
6 páginas
SINGER, Paul. O capitalismo: sua evolução, sua lógica e sua dinâmica.São Paulo: Moderna, 1987.
“Apesar de sua evidente irracionalidade enquanto sistema, o capitalismo tem sua lógica” p. 11.
Economia de mercado ≠ capitalismo (apesar de o último ter uma tendência de generalizar o primeiro).
DEFINIÇÃO: “Sistema sócio-econômico em que os meios de produção são propriedade privada duma classe social em contraposição a outra classe de trabalhadores não-proprietários”. p. 7.
- O que faz lembrar a palavra CAPITALISMO? Resp: capital, capitalista, especulação etc.
“Existe no capitalismo uma tendência de transformar tudo o que é desejável em objeto de comércio” p. 8.
- Para diminuir os custos, o capital revoluciona constantemente os processos produtivos.
- CORPORAÇÕES DE OFÍCIOS: evitava a concorrência; limitava a oferta; proibia o lançamento de novos produtos; eram avessos à mudança.
- CAPITAL MANUFATUREIRO: divisão técnica do trabalho. O homem produz com auxílio de ferramentas1. Desenvolveu-se na época do capitalismo mercantilista. Teve como estratégia de expansão o mercado nacional. A função das monarquias absolutistas eram eliminar os particularismos locais em prol de um mercado nacional.
- CAPITAL INDUSTRIAL: se desenvolveu na época do capitalismo liberal.
- CAPITAL: é a contínua transformação do valor através do processo de produção e de circulação. “Valores a procura de inversão lucrativa, inversão esta que pressupõe um mercado, uma demanda solvável, uma necessidade virtual ou real que pode ser explorada mercantilmente” p. 8. “Valor que engendra mais valor”.
- A empresa aparenta está a serviço dos consumidores. Na verdade, ela está a serviço do capital. “O capitalista é funcionário do capital” p. 8.
“É difícil imaginar uma instituição mais autoritária do que a empresa capitalista. Ela é propriedade privada, mesmo quando o titular é uma entidade pública” p. 9.
“O que move o capitalismo é o capital constituído em empresa” p. 8.
“Seja por efeito