teoria geral da administração
EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ABORDAGEM SISTÊMICA
PARANAGUÁ NOVEMBRO DE 2013.
EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ABORDAGEM SISTÊMICA.
A abordagem sistêmica afirma que somos formados por sistemas, os quais, por sua vez, formam-nos. Segundo Senge (2009), existem dois aspectos fundamentais para se observar nos sistemas: ver padrões de interdependência e olhar para o futuro. Este consiste em saber interpretar os sinais que estão presentes hoje, mas que passam despercebidos por aqueles que não têm perspectiva sistêmica, por outro lado, aquele se refere à observação do auxílio de ferramentas. Perceber as interdependências que sempre foram invisíveis para nós, nos leva a um tipo especial de despertar e aprender. Isso pode significar que, aproximando aos aspectos gerais da cognição, aprendizagem, e direcionando ao olhar sistêmico, podemos encontrar em determinadas práticas, experiências que estimulam a criatividade, a perspicácia e a reflexão.
O procedimento metodológico traz consigo pressupostos essenciais para respaldar e qualificar o estudo proposto. Tais pressupostos baseiam-se na concepção de que a pesquisa consiste em “um questionamento sistemático crítico criativo, mais a intervenção competente na realidade em sentido teórico e prático”, portanto, um conjunto de ações dispostas a encontrar solução para um problema (Demo 1996, p. 34). Educação Contemporânea.
Pesquisadores da educação contemporânea têm evidenciado a necessidade de “rediscutir” métodos, avaliar processos de aprendizagem, sobre uma ótica mais abrangente e flexível, buscando valorizar a “totalidade”, abstrair a ótica ortodoxa e adentrar em áreas efetivamente condizentes com as expectativas do público imerso às Novas Tecnologias de Informação e que atenda à necessidade de resolução dos problemas das