Teoria geral administração
A Administração é uma arte e uma técnica que remonta aos primórdios da civilização e vai crescendo na medida em que crescem as cidades, se organizam os Governos e surgem as grandes empresas, a partir da 1ª Revolução Industrial.
A Administração é o resultado da contribuição de inúmeros engenheiros, psicólogos, sociólogos, economistas, matemáticos e estatísticos, contadores e advogados.
A ciência da Administração e a Teoria Geral da Administração representam hoje, as conquistas de uma longa história, no campo do conhecimento humano que despontou no início do século X, no quadro da 2ª Revolução Industrial.
Com a 2ª Revolução Industrial permitiu-se a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais. No campo específico da administração das empresas, coube a dois engenheiros o lançamento dos fundamentos de uma Teoria Geral da Administração, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração.
O primeiro deles foi o norte-americano Frederick Taylor (1856-1915). O segundo – grego de nascimento, porém educado na França – Henri Fayol (1841-1925).
Do ponto de vista didático, costuma-se dividir a Escola Clássica ou Teoria Clássica da Administração em dois grupos: Administração Científica, por Frederick Taylor e Teoria Clássica da Administração por Henri Fayol.
Assim, cobrem-se duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa, de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional.
Teoria Científica
Frederick Winslow Taylor
Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o fundador da Administração Científica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família "Quaker" de princípios rígidos e foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Nos seus primeiros estudos tomou contato direto com os problemas sociais e empresariais decorrentes da Revolução Industrial. Iniciou sua vida profissional como operário em 1878, na Midvale Steel Company passando a capataz,