Teoria dos jogos
Estadual de Londrina
cesa - centro de estudos sociais aplicados curso de administração
GABRIEL MARTORANO
O que é Teoria dos jogos.
LONDRINA/PR
2015
Podemos definir teoria dos jogos como um estudo sobre conflitos e cooperações, as teorias sobre jogos podem ser aplicadas em muitas situações pelos mais variados atores presentes em diversos ambientes, sendo assim, a teoria dos jogos serve como base para estudar diversas aplicações de conceitos de estratégias.
A teoria dos jogos já está sendo estudada desde tempos atrás, sendo um dos primeiros estudos realizados por Antonie Cournot em 1838, em um ensaio sobre duopólios. Entretanto quem é considerado o percursor da teoria dos jogos é John Neumann, com a sua obra Theory of Games and Economics, publicada em 1944.
Entretanto, foi John Nash com a sua teoria do Equilíbrio de Nash, que revolucionou o jeito de pensar da teoria dos jogos, enquanto Neumann partia do pressuposto que as relações seriam apenas jogos de soma zero, onde há sempre um vencedor e um perdedor, Nash começou a estudar situações onde diversos jogadores podem ganhar ou perder ao mesmo tempo.
Eternizado no filme uma mente brilhante, existe uma cena onde Nash está com seus amigos em um bar e todos eles pensam em flertar com uma bela loira que está acompanhada de suas amigas, porém, Nash demonstra que se todos forem conversar com ela, ninguém conseguirá resultados, porém se todos abdicarem da loira e se direcionassem para suas amigas, todos conseguiriam sair ganhando, mostrando que a teoria dos jogos não é uma relação de soma zero.
Os modelos da teoria dos jogos nos fornecem ferramentas e opções para examinar a estratégia dos seus concorrentes e suas próprias estratégias, usando modelos matemáticos para replicar situações de relacionamentos mais complexos, com o objetivo de promover novas ideias e assim direcionando previsões e tomadas de decisões para potencializar os ganhos futuros ou minimizar perdas.
Portanto a teoria dos