Teoria dos Jogos
Teoria dos jogos é uma vertente matemática, que começou a ser desenvolvida para entender o comportamento econômico na década de 40, sendo aplicada como método de estratégia. Em 1965 ficou em evidência a utilização da teoria dos jogos na busca de resultados positivos e maximizados sobre questões de negócios.
Atualmente é posto em prática em diversas áreas. No meio empresarial na concorrência, licitações. Cursos acadêmicos, sociologia, biologia e na ciência da computação, entre outras. Propondo o entendimento de conflitos de interesse, nas ações que ocorre dificuldade em sua interpretação.
Teoria de jogos, também traduzida por Ciência da Estratégia é o ato de tentar acertar o que o outro está pensando, ou vai fazer, também é conhecida por alguns autores como a Arte da Ciência da Estratégia, porem seu nome teoria de jogos, não se refere a jogos eletrônicos ou coisa do gênero, o nome dado por exemplo, “jogos” é devido a semelhança das situações estratégicas: você precisa tomar uma decisão enquanto imagina a decisão do outro, teoria de jogos é o estudo sobre tomada de decisão estratégica e a lógica das interações humanas.
Ao desenrolar nosso trabalho, iremos apresentar alguns exemplos sobre essas tomadas de decisões, tomando exemplos dentro e fora do mercado, exemplos reais e fictícios.
1. Origem
Inúmeros artigos foram escritos para descobrir realmente onde surgiu a teoria dos jogos, alguns falam que começou na época de batalhas militares chinesas, outra história diz que foi no Talmude (código básico da lei civil e canônica do judaísmo pós-bíblico). Duzentos anos se passam e um matemático com nome de Ernst Zermelo, encontrou combinações e afirmou, que a estratégia para o jogo de xadrez e individual e racional.
Somente após a publicação do livro The Theory of Games and Economic Behavior, escrito pelo matemático John Von Neumann e o economista Oskar Morgenstern, se obteve um conhecimento mais abrangente, ou