Desistegração radioativa
3277 palavras
14 páginas
Desintegração RadioativaOs núcleos, em sua grande maioria, são instáveis, stáveis, ou seja, as respectivas combinações de prótons e nêutrons não originam configurações nucleares estáveis.
Esses núcleos, chamados radioativos, se transformam pela emissão de partículas α, elétrons, pósitrons, neutrinos e radiação eletromagnética (fótons
(f
γ). úcleos (Apêndice), cada da núcleo é representado por um ponto
Na Tabela de Núcleos
(um pequeno quadrado ou um pequeno losango). losango) Por exemplo, o núcleo de urânio 238 é representado pelo ponto correspondente a 92 no eixo horizontal (eixo do número de prótons ou número atômico, Z) e 238 − 92 = 146 no eixo vertical (eixo do número de nêutrons, N). Os núcleos associados aos pontos de uma mesma coluna são os isótopos do elemento com o número atômico correspondente. Os núcleos associados aos pontos da reta marcada Z = N são aqueles para os quais o número de prótons é igual ao número de nêutrons. Alguns núcleos estáveis pequenos têm Z = N.
Uma característica importante dos núcleos é a razão N/Z. Para o núcleo de hidrogênio 2 (Z = 1) e o núcleo de hélio 4 (Z = 2), N/Z = 1,, enquanto que para p o núcleo de ferro 56 (Z = 26), N/Z = 1,16 e para o núcleo de bismuto 209 (Z = 83), N/Z = 1,25.
Todos são núcleos estáveis. Com o aumento do número atômico dos núcleos estáveis, aumenta o valor da razão N/Z.
N/ A curva que marca a tendência dência dos pontos associados aos núcleos estáveis é chamada curva de estabilidade (Fig.13). A inclinação dessa curva representa a razão N/Z.
Grupo de Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria
De modo geral, os núcleos radioativos tendem a decair produzindo núcleos estáveis, isto é, núcleos associados a pontos fora da curva de estabilidade tendem a se transformar em núcleos associados a pontos na curva de estabilidade. Núcleos radioativos associados a pontos localizados acima e à esquerda da curva de estabilidade têm razões N/Z muito grandes para