teoria do medalhão
a) Questão tematizada: O tema do conto trata-se de “ser medalão”, ou seja, alguém que conseguiu conquistar riqueza e fama, no qual é uma teoria que se passa de geração em geração onde o herdeiro dessa tradição deve ser popular e agradar a todos, aconselhando-o a mudar seus hábitos e costumes, deixando de lado seus gostos e opiniões pessoais. O filho deveria sempre se manter neutro perante tudo, possuir um vocabulário conhecimento limitaos,preferindo sempre um humor simples, que todos podessem entender. Trata de como somos moldados pela sociedade. Na conversa entre pai e filho podemos ver muito bem que quato mais imparcial for a pessoa, mais será a chance de ser aceita.
b) Imagem da sociedade da época: Foi no final de mil e oitocentos, onde a sociedade brasileira ainda se encontrava com uma economia essencialmente agrícola.
É uma imagem onde na sociedade onde a propaganda pessoal e a aparência valem muito mais do que a essência, por um lado temos um pai querendo mudar o filho, e por outro um filho deixando-se facilmente ser moldado, sem qualquer oposição em relação a isso, pois é este o papel do filho na sociedade da época. A denúncia feita pelo autor por trás do conto em relação a uma sociedade burguesa medíocre e arrogante, que prega o sucesso a qualquer preço, mesmo à custa do empobrecimento da vida interior e das relações humanas.
c) Elementos que revelam que a abordagem do tema tratado na narrativa é realista: O conto não tem um narrador. Os personagens não possuem nomes e são caracterizadas somente pela hierarquia familiar. De um lado, um pai que quer projetar seus ideais frustrados de sucesso no jovem filho; do outro, o filho que se sujeita a aceitar passivamente as determinações do pai, anulando-se, ou seja ninguem é perfeito, tem seus defeitos, diferentemente do romantismo onde todos eram tratados inatingiveis, perfeitos, no realismo já são tratados, como no conto, como pessoas manipulaveis ou manipuladoras. o