Teoria do fogo
Propagação do fogo
O fogo pode se propagar:
• Pelo contato da chama em outros combustíveis;
• Através do deslocamento de partículas incandescentes;
• Pela ação do calor.
O calor é uma forma de energia produzida pela combustão ou originada do atrito dos corpos. Ele se propaga por três processos de transmissão:
Condução - Convecção - Irradiação - à Teoria do fogo
O fogo é um processo químico de transformação, também chamado combustão, dos materiais combustíveis e inflamáveis, que, se forem sólidos ou líquidos, serão primeiramente transformados em gases para se combinarem com o comburente (geralmente o oxigênio), e, ativados por uma fonte, iniciarem a transformação química, gerando mais calor e desenvolvendo uma reação em cadeia.
O produto dessa transformação, além do calor, é a luz.
Nessa definição, diz-se que os gases provenientes da combustão combinam-se com um comburente, geralmente o oxigênio, porque existem combustíveis que queimam sem a presença dele, como o antimônio em atmosfera de cloro. às Elementos que compõem o fogo
Os elementos que compõem o fogo são quatro: combustível, comburente, calor e reação em cadeia.
Esse quarto elemento, também denominado transformação em cadeia, vai formar o quadrado ou tetraeado do fogo, substituindo o antigo triângulo do fogo.
Para que haja fogo, é necessário existir um combustível que, atingindo seus pontos de fulgor e combustão, gera gases inflamáveis, os quais, misturados com um comburente (geralmente o oxigênio contido no ar), precisam apenas de uma fonte calor (faísca elétrica, uma chama ou um superaquecimento) para inflamar e começar a reação em cadeia. às Combustível
É todo material que queima.