Análise do filme Círculo de Fogo pela teoria de Clausewitz
O Plano inicial de Hitler era invadir a URSS e tomar Moscou e Leningrado. Antes de mudar os planos e mandar parte de seu exército para Stalingrado, o exército alemão já havia sitiado a cidade de Leningrado e tomado Minsk. O caminho para Moscou torna-se cada vez mais difícil devido as condições climáticas e os retardos que o exército sofre devido as mudanças estratégicas de Hitler. Portanto, o novo objetivo do exército alemão pautava-se no controle das cidades de Rostov e Leningrado devido a capacidade econômica de ambas haja vista a disponibilidade de petróleo de minério de ferro.
As condições geográficas da cidade de Stalingrado dificultaram a vida do exército alemão em termos de acessibilidade e combate tendo em vista que a geografia acidentada dificultou a chegada do exército a Stalingrado e as ruinas e prédios altos da cidade facilitavam o trabalho dos atiradores de elite contra o exército alemão. Os alemães não esperavam que o exército vermelho fosse resistir tão fortemente, e esta resistência aliada ao cansaço do exército alemão que se encontrava divido e com a dificuldade de combater naquelas condições, foram fatores preponderantes para que o exército alemão fosse derrotado e a U.R.S.S virasse o jogo na Segunda Guerra Mundial.
A União Soviética estava disposta a interromper o avanço alemão a todo custo e para isso seria necessário mobilizar seus combatentes para a confronto. A princípio a forma na qual os soviéticos utilizaram para forçar seus soldados a lutarem, foi obrigá-los a ir para o campo de batalha e não dar nenhum passo para trás, aquele que ousasse recuar seria considerado traidor, e traidores eram mortos. Posteriormente, o comissário político Danilov, sugere a Nikita Krushchev que os soviéticos necessitavam de inspiração para lutar, ou seja, necessitava de um herói em quem se espelhar. E assim que surge a