Marketing reposicionamento
Um direcionamento estratégico que visa implementar ações empresariais para otimizar os recursos empregados, bem como os seus públicos de relacionamento vem e interpreta esse direcionamento, notadamente em relação à concorrência, é fundamental para o sucesso de um negócio.
A Estratégia de Reposicionamento é importante, pois o dinamismo do mercado demonstra que posicionamentos estáticos são inadequados. Esta observação presume-se a partir de um monitoramento da concorrência e o status quo, comparativamente.
É imperioso iniciar a estratégia de reposicionamento para o público PF Alta Renda a partir de uma pesquisa com esse público para obter-se sua impressão quanto a interesses em termos de interação com o mercado e como ele percebe a marca nesse contexto. Assim teremos como retorno quais nossos desafios de diferenciação de valor para o cliente.
Extrairemos dai o perfil de consumo desse público e, analisando pormenorizadamente cada produto indicado e o referenciando com os players do segmento, ter os esclarecimentos do Composto de Marketing (preço, produto, praça, promoção), envolvido no nosso portfólio.
Tomando por base a literatura existente para o processo de reposicionamento, onde são considerados o nível de satisfação dos consumidores e a lucratividade proporcionada pelo consumo de produtos (atual e tendência), sugere-se a utilização da seguinte matriz:
Lucratividade X Satisfação; quando a satisfação do público alvo é alta e sua lucratividade também, a empresa estaria no melhor dos mundos, sendo seu papel primordial nesse contexto, o monitoramento da concorrência e novos entrantes que também querem esta lucratividade alta, tornando-se uma ameaça.
Quando esta relação, Lucratividade X Satisfação, pende para uma maior lucratividade e menor satisfação do cliente, o monitoramento torna-se ainda mais necessário dado a sensível possibilidade de perda de mercado, estaríamos ai com uma fraqueza a