Resumo Livro Gest O De Marketing
Em mercados concorridos, o relacionamento entre uma empresa e os seus clientes pode ser interpretado como a base para a melhoria do potencial competitivo dela. Nesse contexto, torna-se fundamental a obtenção de um posicionamento que expresse os seus interesses em termos de interação com o mercado.
No entanto, em razão do dinamismo do ambiente empresarial, o posicionamento deve ser monitorado e revisado periodicamente, sob o risco de dificultar a obtenção do posicionamento pretendido.
Muito embora o reposicionamento não seja abordado com a mesma abrangência e profundidade que o posicionamento pela literatura de marketing, sua ocorrência é facilmente percebida. Como exemplo, a definição da estratégia de preço para a introdução de um novo serviço no mercado, que pode ser de penetração (preço baixo em relação aos seus concorrentes) ou de desnatação (preço alto em relação aos seus concorrentes), contribui para a determinação da posição que um serviço ocupa. Porém, dependendo dos resultados que se obtêm, o nível de preço pode ser alterado significativamente, o que pode causar, também, uma alteração em seu posicionamento percebido.
Este artigo está dividido em seis partes, contando com essa introdução. A segunda parte fundamenta a competição entre empresas; a terceira parte expõe a teoria relativa ao posicionamento estratégico, as estratégias e os processos teóricos para a sua realização; a quarta parte discorre sobre a metodologia da pesquisa empírica; a quinta parte apresenta os resultados da pesquisa de campo, compreendendo a caracterização da empresa e a descrição das variáveis operacionais trabalhadas; a sexta e última parte apresenta as conclusões do trabalho.
A importância do posicionamento reside no fato de que ele estimula os consumidores a desenvolverem considerações acerca de uma marca/empresa, além de contribuir para que o público-alvo diferencie as marcas/empresas concorrentes e escolham aquela que percebam