Historia da educaçao 2
Campus Virtual
|[pic] |Avaliação a Distância (AD) |
Disciplina: História da Educação II
Curso:Pedagogia
Professor: Rosmeri Schardong
Nome do aluno: Ana Luísa Schramm
Data: 01/04/2013
Orientações: ▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas. ▪ Entregue a atividade no prazo estipulado. ▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. ▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Os jesuítas permaneceram por 210 anos no Brasil, e são considerados os principais responsáveis pela educação daquele período. Destaque as principais características da educação jesuítica (6 a 8 linhas). (1,5 ponto) A ação pedagógica dos jesuítas no Brasil foi marcada pelas formas dogmáticas do pensamento, indo contra o pensamento critico, privilegiando o exercício da memória e o desenvolvimento do raciocínio e da formação do caráter. As aulas eram ministradas de forma expositiva e ao futuro professor cabia repetir os conteúdos com finalidade de decorá-los e expô-los em aula. As avaliações eram de forma oral e escrita e o enfoque didático era fundamentado em uma visão essencialista de homem. Os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo aos brancos, negros e índios.
2. Aponte as principais características da família colonial, relacionando com o viver das crianças (6 a 8 linhas). (1,5 ponto) As mulheres cuidavam do lar, permanecendo no espaço privado, aos homens era dado o direito de vivenciar as experiências do espaço público. As crianças eram percebidas como um “adulto em miniatura”. A instrução da criança era reservada a mãe que era diferente em cada classe social. Sem contar que o número de crianças abandonadas era enorme, principalmente meninas. Já as crianças escravas exerciam tarefas domésticas e aos catorze anos eram tratadas como