Historia da educação -qst und 2
0,25 em 0,25 pontos As proposições abaixo referem-se à educação, sociedade, cultura e trabalho no Antigo Egito. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - A literatura disponível acerca do Antigo Egito nos informa que, entre eles, a ideia de trabalho manual era pouco considerada. De forma geral, este trabalho era percebido como menor, inferior e desgastante em contraposição ao trabalho intelectual, muito bem considerado, tido como superior.
II - A literatura disponível acerca do Antigo Egito nos informa que, entre eles, a idéia de trabalho manual era muito importante e considerada, pois deste trabalho dependia a vida de todos.
III - A profissão de escriba, como a de guardador de cavalos, apesar de muito importante (o cavalo era o único meio de transporte), era desvalorizada e inferiorizada, pois era uma profissão cujo trabalho era manual e, portanto, percebido como menor e inferior.
IV - O escriba do Antigo Egito era um perito na escrita e mestre dos filhos das castas dominantes, dos filhos dos reis e faraós. Como trabalho intelectual, a profissão de escriba se apresentava aos jovens e à sociedade em geral como extremamente promissora e vantajosa e, portanto, era claramente uma forma de ascensão social.
V - Em uma sociedade como a egípcia, fortemente marcada pelas desigualdades sociais e com pouca mobilidade social, o domínio da escrita e do conhecimento eram formas de ascender socialmente. O escriba era um sábio, um intelectual, que detinha o conhecimento e era, portanto, diferenciado em relação aos demais.
VI - O escriba do Antigo Egito era um escravo, pronto para atender aos desejos de seu amo e senhor. Perito na arte de domar cavalos, o escriba era responsável pela limpeza dos estábulos, e por prender o estribo à sela. Apesar de manual, este trabalho era o único considerado superior, apresentando-se aos jovens e à sociedade em geral como uma profissão promissora.
Resposta
Resposta Selecionada: e. Apenas a I, a