Mercado osb
Na ultimas décadas observa se grandes mudanças na construção civil com o desenvolvimento de novos materiais e sistemas construtivos. Para que uma obra obtenha sucesso é necessáriaa redução do tempo de construção, racionalização no uso de materiais, mão-de-obra qualificada e aumento da produtividade. Nota-se que o sistema construtivo seco se enquadra em todas essas características.
A construção seca é responsável pela parte estrutural da edificação, constituída de perfis estruturais de OSB (placas de madeira prensada) e Steel Frame(estrutura de aço galvanizado). De origem norte-americana é utilizada em larga escala em países que sofrem com terremotos de grande magnitude, devido a sua resistência a esforços perpendiculares. Indicado em obras residenciais e comerciais esse sistema possui diversas vantagens quando comparado as alvenarias convencionais: rapidez de execução, baixo custo, menor desperdício, mais sustentável, maior resistência e durabilidade, entre outros.Entretanto,a falta de informação para a maioria da população e a inexistência de mão de obra qualificada no Brasil, causam insegurança no seu uso.
O objetivo deste trabalho é de ampliar o conhecimento a respeito do assunto, identificando as vantagens e desvantagens destesistema estrutural nomercado brasileiro da construção civil, e estratégias que possibilitem o seu uso mais recorrente.
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
O sistema construtivo Framing, ou construção seca (pois não se utiliza água na execução da obra), são perfis estruturais leves que podem ser de madeira (Wood Frame) ou de aço (Steel Frame) e painéis de OSB. Este sistema pode ser utilizado nos pisos, lajes, telhados e paredes em todos os tipos de edificações. O painel de OSB apresenta alta resistência físico-mecânica, devido a sua composição feita por tiras de madeira orientadas em três camadas unidas com uma resina resistente a intempéries, e rigidez por ser prensada na fabricação (em altas temperaturas).
De acordo com Maurício