Alvenaria estrutural
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
SISTEMAS CONSTRUTIVOS
Wood Frame
DAVI NATAN DOS SANTOS
DIEGO RAMON TURNES
JOÃO CÉSAR DA ROSA CRUZ
JULIANO DA SILVA
RUBENS LEMONIE
Integração de Projetos
São José – SC
INTRODUÇÃO
O Wood Frame é um sistema construtivo pouco popular no âmbito nacional, porém muito utilizado em países europeus e na américa do norte. Apresenta muitas vantagens se comparado a outros sistemas construtivos, mas ainda há uma dificuldade no Brasil de visualizar a madeira como uma solução no meio construção civil.
Apresenta-se neste artigo um estudo a respeito do sistema construtivo Wood Frame, suas aplicações, as vantagens e desvantagens na utilização desse sistema construtivo e também um comparativo entre alguns sistemas construtivos. Desenvolvendo uma análise bibliográfica dos autores, tem-se por objetivo ampliar e divulgar o conhecimento a respeito desse tipo de sistema construtivo.
1. HISTÓRIA DO SISTEMA CONSTRUTIVO.
O Wood Frame tem as suas raízes em estruturas de madeira. Um dos primeiros métodos conhecidos é o Half-Timbering. O método consistia na construção de uma estrutura em caibros e barrotes de madeira, usualmente conectados através de espigões, cunhas e entalhes. O espaço entre os elementos de madeira, encaixados entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, era então preenchido por argamassa e pedras ou tijolos. No Brasil, este método tornou-se conhecido por Enxaimel.
As técnicas aplicadas neste tipo de estruturas em madeira são conhecidas há milhares de anos e têm sido usadas em muitos pontos do mundo e em variadas épocas, tal como no antigo Japão, e na Europa medieval. Muitas destas técnicas eram comuns à construção naval, onde os conhecimentos e perícia dos marceneiros era fundamental.
Em vários países, os elementos estruturais em madeira ficavam expostos no exterior, passando a ser um traço característico da sua