Peter drucker
Peter Drucker, um dos mais respeitados especialistas em gestão e administração de empresas. Jornalista e intelectual nascido em 1909 em Viena (Áustria), fez doutorado em direito público e internacional na Universidade de Frankfurt (Alemanha), e trabalhou como jornalista econômico em um jornal local antes de emigrar para Londres em 1933, fugindo do nazismo. Trabalhou também como professor de Ciências Sociais e Administração em Claremont entre 1971 e 2003. Desde 2003, não dava aulas, mas continuou como consultor de faculdade até sua morte. Morreu no dia 11 de novembro, aos 95 anos de idade. Ao longo de quase 75 anos de carreira, escreveu 35 livros, entre eles os célebres "The Concept of the Corporation" (Conceito da Corporação, 1946), "The Practice of Management" (A prática da administração, 1954) e "The Effective Executive" (Executivo eficaz, 1964). Seu último livro, "O Executivo Eficiente em Ação", em co-autoria com Joseph Maciariello.
Em diferentes fases de sua trajetória, Drucker trabalhou com conceitos como empowerment, inovação, modelo de negócio, governança e trabalhadores do conhecimento. Suas idéias foram contemporâneas e interessantes.
Vem de seus ensinamentos, os badalados conceitos hoje tão em moda de governança corporativa e responsabilidade social das empresas. "Foi Drucker o primeiro pensador moderno a constatar que além de uma célula econômica, a empresa também deveria desempenhar igualmente, uma função social", afirmou Thomaz Wood Jr., professor da Fundação Getulio Vargas. Visionário, ele previu que um dia seria possível comprar, de qualquer local, produtos de todos os lugares do mundo, o que atualmente começa a se tornar possível com o advento da internet. Foi ele também quem previu que o Japão iria se tornar um dos países mais industrializados do mundo e percebeu que a difusão das informações revolucionaria dramaticamente as relações das empresas com os trabalhadores e