história da educação e da pedagogia etapa 2
ETAPA 2
A Contra-reforma ou Reforma católica, foi o movimento que surgiu na igreja católica, causado pela reforma protestante, A igreja proibia livros e dava incentivo à catequese, com novas religiões, reforçavam as ordens do papa sobre os celibatos eclesiásticos seminários e universidades e vulgato foi adotado como tradução oficial da bíblia.
Mais tarde, o mundo estava dividido entre cristãos católicos e cristãos protestantes. Lutero nunca negou o direito do papa e da igreja de perdoar e dar penitências, porém, não concordava em algumas coisas, e isso fez com que Lutero fosse acusado de heresia, então foi dada ordem pelo papa para que ele se retratasse em setenta dias, no entanto, Lutero fez o contrário e queimou a ordem. Assim, as regiões que estavam insatisfeitas, passaram a ser consideradas protestantes, tendo o apoio de príncipes e da pequena nobreza, nomeados de o movimento Luterano.
Há fases da História brasileira que são complicadas a serem estudadas e compreendias, como exemplo: a chegada dos portugueses, introduzindo seu padrão europeu de educação, sendo que o povo que já habitava as terras brasileiras tinha seus conhecimentos e sua própria maneira de "fazer" educação.
Foi então que vieram os jesuítas, trazendo não só apenas a moral e bons costumes, mas principalmente métodos pedagógicos, que duraram pelo menos uns duzentos anos, com regras de repetições, diferentes disciplinas e modos dinâmicos, que funcionou por muito tempo, até os jesuítas serem expulsos por marques de Pombal, fazendo com que a educação virasse o caos.
Vendo que não dava certo, a família real trouxe então "o novo mundo", não que algo tenha sido atualizado, porém foi aberta a academia de militares, escolas de medicina e .direito, a biblioteca e algo marcante, o Brasil finalmente descoberto.
E mesmo assim a educação ainda não era valorizada, só pra ter ideia demorou mais de trezentos anos para que