História da educação no Brasil 2
PEDAGOGIA
Didática da Alfabetização e do Letramento.
História da Educação e da Pedagogia.
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Didática da alfabetização e do Letramento” e “Estrutura e História da Educação e da Pedagogia”, sob orientação do Tutor EAD:
Introdução
Sabe-se que a alfabetização se dá obviamente com o convívio com a leitura e escrita, porém sempre há um debate em torno dos métodos mais adequados.
É inegável, do ponto de vista cognitivo e linguístico, que para aprender a ler e a escrever é preciso fazer uma relação entre as letras e o som.
O objetivo desse trabalho é promover uma reflexão sobre as mudanças históricas relacionadas a profissionalização docente, os métodos e abordagens no ensino da língua e escrita.
Desenvolvimento
Passo I
Os Jesuítas chegam ao Brasil em 1549, e criam Escolas de “Primeiras Letras”, e Colégios de “Formação de Sacerdotes”.
O Governo de Portugal, não permitia a criação de Universidades na Colônia, restringindo apenas aos Jesuítas, esse processo de alfabetização, justamente para evitar a emancipação intelectual e política.
Eles baseiam seu trabalho na Catequese Indígena, Escolástica (a Igreja, como papel importante na educação da sociedade) e Humanismo (conteúdos mais centrados na cultura, arte e enciclopédico). Tínhamos a tentativa de alfabetização dos Índios, porém a Educação e seu processo educacional em si, era um privilégio da nobreza, com pequena difusão.
Com a expulsão dos Jesuítas no Século XVIII, em 1759, teremos medidas de implantação de “Ensino Público Oficial”, e nomeação de Professores, aulas régias (disciplinas isoladas) e subsídio literário (remuneração dos professores).
Com a Revolução Industrial e a chegada da Família Real ao Brasil(1.808), Independência(1822) e a Constituição de 1823, o ensino continuava elitista e propedêutico.
Em 1827, é determinada a construção de “Escolas de primeiras Letras”, em