Teoria do desenvolvimento organizacional
Surgiu em 1962 como um conjunto de idéias sobre homem, a organização e o ambiente para incrementar o desenvolvimento das organizações. A DO é um movimento ao mundo da administração que agrega vários autores para aplicar as ciências do comportamento. Os fatores para o surgimento são diversos, principalmente pela existência de diversas abordagens, por este motivo é necessário estabelecer um programa de integração para que o homem e a organização consigam aceitar tantas mudanças
Outros fatores que contribuíram para o surgimento foi:
• A criação do National Training Laboratory: Onde, em 1947 foram efetuadas as primeiras pesquisas de laboratório sobre o comportamento de grupo.
• A publicação de um livro: Em 1964 o precursor do movimento da DO é Leland Bradford, coordenador do livro sobre o tema “sensitivo” divulgado pelos psicólogos do laboratório. (Quase 20 anos depois).
O conceito de organização vem a ser tipicamente behaviorista: “a organização e a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.”
A DO é um trabalho de longo prazo, tentando resolver os problemas e renovar a organização contando com um diagnostico e administração da organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais as pessoas do que técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.
Existem 8 processos do DO
1. Opção da direção da empresa pelo DO e escolha de um consultor.
2. Diagnostico das falhas da empresa pelos mesmos.
3. Coleta dos dados necessários.
4. Apresentação dos dados e reunião dos diferentes setores da empresa.
5. Decisão das ações a serem tomadas.
6. Formação dos grupos para analisar os problemas.
7. Desenvolvimento inter grupal e