Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Na década de 60, um grupo de cientistas nos EUA desenvolveu trabalhos que dão ênfase ao Desenvolvimento Organizacional (desenvolvimento planejado). Desde então, muito foi escrito sobre o assunto, principalmente por profissionais que trabalham na área de comportamento. Muitos autores têm opiniões que divergem sobre o assunto, logo, não há um consenso geral sobre o que é o D.O.
Origens do D.O.
O movimento de Desenvolvimento Organizacional surgiu a partir de 1962 como um conjunto de idéias a respeito do homem, da organização e do ambiente, para gerar o crescimento e desenvolvimento organizacional. O D.O. é um desdobramento da Teoria Comportamental. As origens do D.O. provêm de vários fatores, como:
- A dificuldade que se tinha em se operacionalizar os conceitos das diversas teorias sobre a organização, então:
1- A teoria Clássica proposta por Taylor deu ênfase à organização formal e à racionalização dos métodos de trabalho.
2- A Teoria das Relações Humanas proposta inicialmente por Mayo foi uma reação de oposição ao tradicionalismo da Teoria Clássica. Deu ênfase ao homem e ao clima psicológico do trabalho. As expectativas dos empregados, as suas necessidades psicológicas, entre outros, passaram a serem objetos de estudo.
3- A Teoria da Burocracia pretendeu dar as bases de um modelo ideal e racional de organização que pudesse ser copiado e aplicado às empresas, qualquer que fosse o seu ramo de atividade.
4- A Teoria Estruturalista veio representar um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma visão mais crítica da organização. Os estruturalistas concebem a sociedade moderna como uma sociedade de organizações.
5- A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) surgiu a partir da Teoria das Relações Humanas. Nela, a organização é visualizada como um organismo social que tem vida e cultura próprias.
6- Da Teoria Comportamental resultou o movimento do Desenvolvimento Organizacional no sentido de se obter