Teoria do Campo Cristalino
1) COMPOSTO: Cloreto de Sódio o Fórmulas:
– Composição centesimal: Na Cl
– Fórmula empírica: Na Cl
– Fórmula unitária: Na Cl
– Estrutura:
o Propriedades Físico-Químicas
– Estado de agregação física: sólido branco/translúcido e inodoro (cristais)
– Ponto de fusão: 801ºC. – Ponto de ebulição: ~1413°C a 1465ºC. – Massa molar: 58,443 g/mol
– Densidade: 2,165 g/cm³ (@ 4°C)
– Reatividade: no diagrama de Hommel, sua reatividade é taxada em zero. Não perecível, higiênico, estéril. Estável sob condições normais de armazenamento. Reage com lítio sob aquecimento, com anidrido dicloromaleico na presença de ureia, com trifluoreto de bromo. O cloreto de sódio fundido a 1100º C explode em contato com a água. Havendo decomposição térmica (@801ºC, com vapor de água), forma vapores irritantes de óxido de sódio e gás cloro. É higroscópico.
– Estabilidade: estável sob condições normais e recomendações de estocagem. Instável a 801ºC (fusão) ou na presença de materiais incompatíveis.
– Solubilidade: em água (35.6 g/100 ml (@0 °C), 35.9 g/100 ml (@25 °C), 39.1 g/100 ml (@100 °C)); em glicerol, etileno glicol, ácido fórmico. Praticamente insolúvel em etanol.
2) CUIDADOS DE MANUSEIO
– Precauções no manuseio: Utilizar. Manusear na capela laboratorial. Impedir desprendimento de gases para o ambiente. Evitar o contato com materiais incompatíveis e fontes de calor. Não comer, beber ou fumar enquanto se trabalha com o sólido. Lavar bem as mãos após o manuseio.
3) CUIDADOS DE ARMAZENAGEM E INCOMPATIBILIDADES o Incompatibilidade: em mistura com lítio e sob aquecimento; anidrido dicloromaleico na presença de ureia; trifluoreto de bromo; compostos de nitrogênio (processo de eletrólise). A 1100ºC (fundido) reage com água.
o Armazenagem:
– Conservar na embalagem original, hermeticamente fechada. Armazenar em ambiente seco, bem ventilado (temperatura ambiente). Evitar proximidade com incompatíveis e com fontes de água.