Teoria do ambiente organizacional
Ambiente organizacional é tudo aquilo que está entorno de uma organização em si, seja ela de maneira externa ou interna que venha a influencia-la.
O Ambiente Externo está ligado a forças ocorrentes fora da organização. Pode ser dividido em ambiente contextual (macroambiente) que se relaciona com fatores aos quais a organização não tem poder sobre ela, como por exemplo: fatores econômicos, socioculturais etc. O outro é o ambiente operacional (microambiente) que está ligado a tudo que por ventura venha a afetar uma organização diretamente, como também ao alcance de objetivos organizacionais, como por exemplo fornecedores, clientes, empresas competidores e etc.
O Ambiente Interno está ligado ao contexto mais próximo a uma organização como também aos pontos fortes e fracos (SWOT) que podem estar localizados em partes distintas dela, dentro do ambiente interno se encontra a cultura organizacional que é como sua personalidade, que pode envolver cerimônias, rituais, linguagem, entre outros. Tendo como exemplo uma frase ou ideal criado pela organização que visa a identificar os principais propósitos dela além de caracterizar sua maneira de atuação.
O ambiente interno também analisa as estruturações de uma organização e as subdividem em: Organizações “verticalizadas” também chamadas de centralizadas ou as “horizontalizadas” também chamadas de descentralizadas.
A análise SWOT vem de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). * Forças: Está ligado ao que sua organização tem de melhor para oferecer, o seu diferencial diante das concorrentes, pontos ao qual poderia estar se destacando, hipóteses são levantadas para ampliar o leque de chances de uma organização melhorar seus pontos fortes. * Fraquezas: Assim como a analise dos pontos fortes as fraquezas também são analisadas com novas hipóteses e questionamentos que são feitos para levantar tudo que uma organização está “pecando”.