Equilíbrio do corpo rígido
1- Uma viga de peso 500N e comprimento 4m está apoiada pelas extremidades sobre duas colunas verticais. Determine as reações de apoio necessárias para mantê-la em equilíbrio estático. Vide figura 1. F1 F2 A B A B A B
(1) (2) (3) (4)
2- Uma viga horizontal de peso 500N e comprimento 4m está apoiada sobre duas colunas verticais. A coluna B fica a 1m da extremidade direita da viga e a coluna A fica na extremidade da viga. Determine as reações de apoio nas colunas de modo a manter a viga em equilíbrio estático. Vide figura 2.
3- Uma viga horizontal de aço de peso 3,5kN e comprimento 8m está apoiada sobre duas paredes A e B e está sujeita as forças verticais F1 = 600N, a 2m da parede B e F2 = 0,9kN, a 3m de B, conforme a figura. Considere o centro de gravidade da viga coincidente com o seu centro geométrico. Determine as forças de reação que agem sobre a viga, para que a mesma permaneça em equilíbrio estático.
4- Um cartaz hemisférico, de 1m de diâmetro e com a densidade mássica uniforme, está pendurado em dois cabos, conforme mostra a figura 3. Que fração do peso do cartaz cada cabo suporta?
5- Uma cantoneira de prateleira está montada verticalmente numa parede, mediante um único parafuso, como mostra a figura 5. Desprezando o peso da cantoneira, achar a componente horizontal da força exercida pelo parafuso sobre a cantoneira, quando uma força vertical de 80N é aplicada, como mostra a figura. (Sugestão: Imagine que a cantoneira esteja um pouco frouxa)
6- Considere uma escada de comprimento 10m e peso 340N, apoiada à parede num ponto a 8m do solo. O C.G. da escada está a 1/3 de seu comprimento, a partir de baixo. Um homem de peso 680N